quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Eucalipto de Palheiros

A tarde prometia chuva e assim o cumpriu. Chuva e vento. Fortes!

Mas como "chuva civil não molha florestal" (nem zootécnico, para todos os efeitos), seguimos em busca do Eucalipto da freguesia de Palheiros, em Murça, Vila Real.

Encontrámo-lo encostado à Estrada Nacional 15, mesmo à entrada da aldeia, no Largo da Fonte, obrigando-nos a erguer os olhos ao alto dos seus quase 50 metros (!).

A fonte foi lá instalada há cerca de 5 anos e as obras do saneamento poderão ter afectado o sistema radicular da árvore. Apresenta algumas podridões no colo da raiz.


Espécie: Eucalyptus globulus

Classificado em: 28 de Setembro de 1994

Idade estimada: 100-150 anos

Dimensões:
Altura: 48,80 m
PAP: 7,40 m || DAP: 2,35 m
Diâmetro de copa: 22,80 m

Condicionantes ambientais: As obras de instalação das tubagens do saneamento poderão ter danificado o sistema radicular da árvores, e devem ser as responsáveis pelas podridões da base. Outra limitação é a compactação do solo provocada pela estrada. O tronco apresenta alguns cancros. A copa está ligeiramente descompensada. Apresenta sinais de vandalismo no tronco. A Classe de Estrago [Reg. Europeu 1696/87] foi de 2 [numa escala de 0-4, onde 0 representa uma árvore sã e 4 representa uma árvore morta], indicando uma condição sanitária razoável.

Intervenção proposta: a colocação de uma placa a assinalar o estatuto de Árvore com Interesse Público pode ajudar a prevenir os actos de vandalismo, garantindo, em certa medida, a protecção da árvore.



Ver mapa maior

Sem comentários: