Estão lado a lado, junto ao Parque Infantil, numa área recentemente ladrilhada. O tamanho da caldeira é manifestamente reduzido e insuficiente para árvores daquele porte.
Uma das árvores apresenta uma cavidade grande num dos ramos principais, sendo uma situação a vigiar. A outra árvore não tem cavidades, apresenta apenas uma ferida pouco extensa na base.
Espécie: Platanus acerifolia
Idade estimada: 120-130 anos
Dimensões:
Árvore 1 [Norte]:
PAP: 3,35 m DAP: 1,07 m
Altura: 31,90 m
Diâmetro de copa: 22,82 m
Árvore 2 [Sul]:
PAP: 2,75 m DAP: 0,88 m
Altura: 33,40 m
Diâmetro de copa: 21,25 m
Condicionantes ambientais: A maior limitação das árvores é a caldeira insuficiente. Podem surgir problemas de drenagem devido à cobertura do solo com ladrilhos, aliado ao declive inexistente. A árvore 2 apresenta uma extensa cavidade num ramo principal, situação de deve ser vigiada, pois pode debilitar o ramo e provocar a sua queda. A árvore 1 tem uma ferida na base, provavelmente provocada por fogo.
Intervenção proposta: Alargar a caldeira das árvores, retirando alguns ladrilhos da cercania da base; isto irá aumentar a área de infiltração de água e diminuir o risco de encharcamento. Vigiar a cavidade do ramo da árvore 2; se se verificar risco de queda, podar o ramo.
Ver mapa maior
Sem comentários:
Enviar um comentário