quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Eucalipto do Largo das Árvores

Chovia a cântaros, mas isso não nos desmotivou de conhecer mais um colosso em forma de árvore. Foi fácil encontrá-lo, junto à Estrada Nacional Nº 15.

Mas à chegada logo vimos que o Eucalipto não estava de perfeita saúde, a copa escassa e desequilibrada; um olhar mais atento e reparámos na possível causa: a árvore estava completamente rodeada de asfalto, nem um pedaço de solo visível. Tinha uma grande cavidade provocada pelo embate de um camião, há cerca de 10 anos. A árvore não foi capaz de compartimentar e a cavidade está invadida por fungos que vai debilitando a resistência mecânica do tronco.


Espécie: Eucalyptus globulus

Classificado em: 28 de Setembro de 1994

Idade estimada: 100-150 anos

Dimensões:
Altura: 42,0 m
PAP: 6,80 m || DAP: 2,16 m
Diâmetro de copa: 24,60 m
Condicionantes ambientais: O principal constrangimento ao crescimento da árvore é a compactação devida ao tráfego da EN-15; a impermeabilização do solo com asfalto impede a infiltração de água, debilitando o Eucalipto, e limitando a sua capacidade de resposta à agressão (cavidade extensa no tronco, a 1,30m, provocada por impacto de camião). A Classe de Estrago [Reg. Europeu 1696/87] foi de 3 [numa escala de 0-4, onde 0 representa uma árvore sã e 4 representa uma árvore morta], indicando uma árvore bastante debilitada, em declínio.

Intervenções propostas: Colocar placa indicativa do estatuto de protecção; remover o asfalto da cercania da árvore, até à EN-15; proteger a árvore contra embate de veículos, com cerca ou grade.


Ver mapa maior

Sem comentários: