domingo, 6 de abril de 2008

O Cedro do Jardim do Peso

Mais de meia hora perdidos na Régua (!!!), em busca de 3 árvores, e que, segundo indicações da DGRF, se encontrariam na mesmo rua, Dr. José de Sousa. Interpelámos vários reguenses e nenhum nos conseguiu indicar a dita rua.

Acabámos por parar no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Régua e, após alguma discussão, indicaram-nos uma rua a 100 m de onde estávamos. Perfeito (pensámos), aqui tão perto. Desenganem-se, acabámos por andar vários km, por ruas íngremes e estreitas, até que reparámos que estávamos muito fora da Régua. Olhámos para a cidade e demos logo com o que procurávamos: o topo pontiagudo de um Cedro que subia acima de todos os edifícios indicou-nos o caminho.

Entrámos no Jardim Infantil do Peso e reparámos nas 3 ditas árvores: um Cedro e dois Plátanos. Mas fomos logo interpelados pelo responsável do Jardim, estavam a fechar "Agora só amanhã a partir das 9h30". Fizemos ar de súplica e o senhor acabou por deixar-nos ficar "Mas depois fechem o cadeado, está bem?"

O Cedro está num talude com declive acentuado, com fraca sustentação e pouco volume de solo. Apesar disso, está em bom estado de conservação, sem sinais de decrepitude. Foi submetido a uma poda recente, que eliminou alguns ramos secos, mas acabou por desequilibrar um pouco a copa.



Espécie: Cedrus spp.

Classificado em: 27 de Fevereiro de 1999

Idade estimada: 200-250 anos

Dimensões:
PAP: 5,90 m DAP: 1,88 m
Altura: 25,10 m
Diâmetro de copa: 24,80 m

Condicionantes ambientais: Compactação do solo, a caldeira é claramente insuficiente para uma árvore daquele porte; apresenta codominância elevada do tronco, mas todas as pernadas têm boa base de sustentação. A copa não está muito equilibrada, fruto também do declive do talude. É a primeira árvore que encontramos com uma placa identificativa, não revelando no entanto muito informação acerca do Cedro (apenas tem o nome específico e a data de colocação da placa).

Intervenção proposta: Nivelar o talude, alargando a caldeira e acrescentando solo. É importante garantir a estabilidade da árvore, até porque a sua sombra é projectada para o parque infantil e para um campo de jogos.



Ver mapa maior

Sem comentários: