São dois exemplares magníficos, salvos da motosserra pelo zelo do Presidente da Junta de Parada de Cunhos, que rapidamente os propôs a Árvores de Interesse Público, aquando da construção da dita rotunda.
Estão em bom estado de conservação, pese embora os múltiplos sinais de vandalismo no tronco, nomeadamente pregos e agrafos, claramente usados para afixar cartazes.
Somos da opinião que deve ser colocada uma placa identificativa da classificação dos Plátanos e deve ser vigiada a afixação de cartazes. Pensamos que a placa pode ajudar a prevenir os actos de vandalismo, atraindo a atenção do público; essa publicidade garante, em certa medida, a protecção das árvores.
Espécie: Platanus acerifolia
Classificados em: 9 de Agosto de 2001
Idade estimada: 100-150 anos
Dimensões:
Árvore 1 [Sul]:
PAP: 3,30 m DAP: 1,05 m
Altura: 35,10 m
Diâmetro de copa: 24,20 m
Árvore 2 [Norte]:
PAP: 4,00 m DAP: 1,27 m
Altura: 33,20 m
Diâmetro de copa: 24,90 m
Condicionantes ambientais: A grande limitação das árvores é a proximidade da estrada e a compactação que daí advém. A caldeira tem um tamanho adequado. A Classe de Estrago [Reg. Europeu 1696/87] foi de 1 [numa escala de 0-4, onde 0 representa uma árvore sã e 4 representa uma árvore morta], indicando a boa condição sanitária dos Plátanos. Têm alguns sinais de vandalismo, nomeadamente pregos e agrafos no tronco.
Intervenção recomendada: A colocação da placa identificativa é uma prioridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário