domingo, 6 de abril de 2008

Os Plátanos na Rotunda

Domingo solarengo, partimos em direcção a Parada de Cunhos, Vila Real, em busca de dois plátanos centenários. Demos de frente com eles, na rotunda de acesso ao IP4.

São dois exemplares magníficos, salvos da motosserra pelo zelo do Presidente da Junta de Parada de Cunhos, que rapidamente os propôs a Árvores de Interesse Público, aquando da construção da dita rotunda.

Estão em bom estado de conservação, pese embora os múltiplos sinais de vandalismo no tronco, nomeadamente pregos e agrafos, claramente usados para afixar cartazes.

Somos da opinião que deve ser colocada uma placa identificativa da classificação dos Plátanos e deve ser vigiada a afixação de cartazes. Pensamos que a placa pode ajudar a prevenir os actos de vandalismo, atraindo a atenção do público; essa publicidade garante, em certa medida, a protecção das árvores.



Espécie: Platanus acerifolia

Classificados em: 9 de Agosto de 2001

Idade estimada:
100-150 anos

Dimensões:

Árvore 1 [Sul]:
PAP: 3,30 m DAP: 1,05 m
Altura: 35,10 m
Diâmetro de copa: 24,20 m

Árvore 2
[Norte]:
PAP: 4,00 m DAP: 1,27 m
Altura: 33,20 m
Diâmetro de copa: 24,90 m

Condicionantes ambientais:
A grande limitação das árvores é a proximidade da estrada e a compactação que daí advém. A caldeira tem um tamanho adequado. A Classe de Estrago [Reg. Europeu 1696/87] foi de 1 [numa escala de 0-4, onde 0 representa uma árvore sã e 4 representa uma árvore morta], indicando a boa condição sanitária dos Plátanos. Têm alguns sinais de vandalismo, nomeadamente pregos e agrafos no tronco.

Intervenção recomendada: A colocação da placa identificativa é uma prioridade.




Ver mapa maior

Sem comentários: