sábado, 5 de julho de 2008

Os Teixos do Jardim do Cabo

Em pleno Douro Património Mundial, no centro de São João da Pesqueira, no Jardim contíguo ao Palácio da Justiça, encontram-se (quase) disfarçados dois Teixos centenários, de largas dimensões e frondosa sombra.

Apesar de bastante maltratados com actos de vandalismo (até fogo na base!), são dois belíssimos exemplares. Ramos cruzados, entrecruzados e descruzados, arcaicos e longínquos, juntam-se para criar uma única copa de quase 25m de diâmetro.


Espécie: Taxus baccata

Idade estimada: 200-300 anos

Dimensões:
Árvore 1 [Norte]:
PAP: 4,10 m DAP: DAP: 1,30 m
Altura: 8,9 m
Diâmetro de copa: 13,90 m

Árvore 2 [Sul]:
PAP: 2,70 m DAP: 0,86 m
Altura: 6,4 m
Diâmetro de copa: 10,70 m


Condicionantes ambientais: As árvores estão instaladas num Jardim Público, sem qualquer protecção ou indicação do estatuto de protecção. Esta situação propiciou os actos de vandalismo que os Teixos sofreram e que em muito os fragilizaram. A idade avançada é a maior limitação ao crescimento das árvores. A Classe de Estrago [Reg. Europeu 1696/87] foi de 2 [numa escala de 0-4, onde "0" representa uma árvore sã e "4" representa uma árvore morta], indicando uma condição sanitária débil, que pode agravar-se.

Intervenções propostas: A colocação de placa indicativa do estatuto de protecção poderá ajudar a prevenir actos de vandalismo.



Ver mapa maior

1 comentário:

Estevão Portela-Pereira disse...

Obrigado Liliana... ;) estava à procura dos 8 teixos "monumentais" classificados em Portugal... e vim dar com o teu projecto para descobrir os 2 teixos de S. João da Pesqueira... beijinhos, Estevão