sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Plátano de Alijó

Situado mesmo junto à Igreja Matriz de Alijó, este Plátano de 152 anos estende os seus ramos por toda a Avenida.

Está protegido por um gradeamento, ladeado por um banco onde podemos sentar-nos a desfrutar da sua sombra. Tem uma placa pendente, com uma prosa poética a enaltecer a Árvore, que assinala o seu centenário (1856-1956).


Diz-se em Alijó que as raízes do Plátano se estendem por todo o subsolo alijoense, chegando a mais de 500 metros de distância (!).

Apresenta codominância entre as 3 pernadas. Foi implementado um sistema de sustentação, que consiste nuns cabos de aço cravados nas 3 pernadas, unindo-as, a cerca de 4m de altura.



Espécie: Platanus acerifolia

Idade: 152 anos

Dimensões:
PAP: 6,40 m DAP: 2,04 m
Altura: 42,0 m
Diâmetro de copa: 31,10 m

Condicionantes ambientais: A maior limitação da árvore são os edifícios adjacentes, Igreja Matriz e habitação, que entram em conflito com os ramos do Plátano. A compactação não será desprezável, uma vez que há circulação automóvel e estacionamento a toda a volta da árvore.

Intervenções propostas: O sistema de cabos de sustentação não é o mais recomendado, devendo ser substituido por bandas elásticas ligando os ramos principais, que provocam menos danos na árvore que o actual sistema.






Ver mapa maior

1 comentário:

Pacieco disse...

que bellos ejemplares de árboles y que interesantes también

los árboles son tan inspirantes.