sexta-feira, 18 de julho de 2008

A Castanheira de Vales

Depois de alguns quilómetros em terra batida, passando pela Praia Fluvial de Tresminas, no Rio Tinhela, chegámos à aldeia de Vales, e logo nos deparámos com aquele colosso, a Castanheira considerada o exemplar de maior perímetro da sua espécie, em Portugal.

Com mais de 15 m de circunferência é concerteza a árvore mais larga que já tive o prazer de conhecer! E apesar da idade avançada, estimada em 500 anos, ainda mantém um porte e vigor invejáveis.

Espécie: Castanea sativa

Idade estimada: 500 anos

Dimensões:
PAP: 1536 cm DAP: 489 cm
Altura: 24,2 m
Diâmetro de copa: 23,10 m




Condicionantes ambientais: A Castanheira encontra-se num souto jovem, onde também há pastoreio. Tem uma grande cavidade no tronco, mas encontra-se vegetativamente bem. A cavidade foi tratada com calda bordalesa há dois anos. É bifurcada a 1,20 m, medindo-se as duas pernadas na determinação do perímetro. É considerado o Castanheiro com maior perímetro de Portugal.
Intervenções propostas: Aconselha-se a colocação de uma placa indicativa do estatuto da árvore e a colocação de uma cerca de protecção contra o gado que pasta nas cercanias, de forma a minimizar a compactação do solo.



Ver mapa maior

Sem comentários: