quinta-feira, 17 de julho de 2008

A Castanheira de Lagarelhos

Em pleno Nordeste Transmontano, na Aldeia de Lagarelhos, freguesia de Vilar de Ossos, Vinhais, encontra-se um dos castanheiros com maior perímetro de Portugal: a Castanheira de Lagarelhos.

A tradição manda que os noivos vão visitar a árvore no dia do casamento. As gerações que a Castanheira já abençoou, no seu meio século de vida!

Como é normal em árvores desta idade, apresenta grandes cavidades no tronco e ramos principais, que infelizmente servem de caixote do lixo aos inúmeros visitantes que recebe todos os anos. Nem a placa a indicar o estatuto de protecção os dissuadiu de vandalizar esta monumental árvore.


Espécie: Castanea sativa

Idade estimada: 500 anos

Dimensões:
PAP: 1090 cm DAP: 347 cm
Altura: 14,1 m
Diâmetro de copa: 21,20 m



Condicionantes ambientais: O Largo envolvente à árvore foi asfaltado há quatro anos, mesmo até à base da Castanheira, resultando numa impermeabilização do solo. Tem muitas cavidades, como é normal numa árvore desta idade. Apresenta alguns sinais de vandalismo no tronco e nas cavidades.

Intervenções propostas: Aconselha-se a colocação de uma cerca que impeça o acesso às cavidades da árvore, tentando diminuir os casos de vandalismo.





Ver mapa maior

2 comentários:

Unknown disse...

Senhores editores do Blog.
Parabéns a todos pela presente edição do blog, a qual consultei para saber um pouco mais sobre a árvore chamada "A Castanheira".
Impressiona, em toda a região, ao longo das estradas, a quantidade de castanheiros existentes e a mistura dos soutos verdes com as Maias, arbustos de cor amarela, fato que me fez imaginar ter sido este o motivo da escolha das cores da Casa Real de Bragança, cuja família, posteriormente, adotou-as como as cores básicas da Bandeira do Brasil, movida um pouco por questões de nostalgia e saudades da Terra natal distante. Mas não pesquisei nada sobre o assunto e a observação fica por conta de devaneio pessoal. Provavelmente, a razão da escolha foi outra.
Gostaria, após a leitura do Blog, de apresentar-lhes dois comentários, a título de colaboração ao trabalho executado pela equipa do Blog:
1. Acredito que há um equívoco no posicionamento do castanheiro conhecido como "A Castanheira", árvore considerada de utilidade pública,que fica na localidade de Lagarelhos, no mapa do texto do blog. Estive lá, em 02 de junho de 2019, e constatei que a outrora imponente árvore fica em frente à "Casa do Povo", tendo, à direita, no sentido Oeste/Sudoeste, uma estrada e, à Norte/Nordeste, uma área de castanheiros de bom porte. Ao contrário, no arredores do local assinalado no mapa, a predominância é de construções de alvenaria. A coordenada correta para receber o marco de posição de "A Castanheira" é 41.860538, -7.026123, aproximadamente no mesmo paralelo da Capela de N. Sra. das Neves, da qual dista 95 metros à Oeste.
2. O Blog define a presente árvore como "centenária", mas a publicação "Na Rota da Castanha em Trás-os-Montes", editada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, em 2007, ao tratar do Percurso Milenar, um dos Percursos da Castanha que detalha, define-a, na página 87, como sendo "milenar".
Com os melhores cumprimentos,
Antonio Luiz Rodrigues Dias

Unknown disse...

P.S. Senhores leitores.
Na última linha do primeiro comentário, onde se lê "... da qual dista 95 metros à Oeste", leia-se " ... da qual dista 95 metros a Oeste", desconsiderando o uso incorreto da crase sobre a preposição.
Obrigado.
A.L.R. Dias